sexta-feira, janeiro 09, 2015

Campeonato Nacional de Ciclocrosse 2015 - 11/01/2015

Best Blogger Tips

O Campeonato Nacional de Ciclocrosse disputa-se no próximo dia 11 de janeiro no Clube de Tiro da Fervença, em Barcelos, numa organização conjunta Associação de Ciclismo do Minho, Associação Cultural e Recreativa de Roriz e da Federação Portuguesa de Ciclismo. A prova de atribuição dos títulos de Campeões Nacionais também é aberta à participação de atletas federados na vertente de lazer (betetistas e cicloturistas) e a não federados.

O Ciclocrosse ("corta-mato em bicicleta") é uma vertente de inverno do ciclismo disputada em circuitos com zonas de terra, lama, areia e estrada, com a exigência técnica e física dos percursos a ser complementada com obstáculos (naturais ou artificiais) que por vezes obrigam os atletas a desmontar e a carregar a bicicleta.
Com forte implantação na Europa Central e nos Estados Unidos da América, o Ciclocrosse teve em Portugal um período bastante pujante entre as décadas de 1960 e 1990, tendo atletas como Alves Barbosa, Venceslau Fernandes, Carlos Santos, José Fernandes e José Santiago gravado o nome na galeria de campeões nacionais.
Vítor Santos e Isabel Caetano (elites), Fábio Ribeiro (sub 23), o minhoto João Pereira (juniores), João Rocha (cadetes), Marco Sousa (masters 30), António Sousa (masters 40) e António Silva (masters 50) são os Campeões Nacionais em título.
O ressurgimento do Ciclocrosse em Portugal insere-se numa política da Federação Portuguesa de Ciclismo de desenvolvimento global de todas as vertentes do ciclismo, sendo esta modalidade considerada uma verdadeira escola de ciclismo pois exige qualidades técnicas e físicas apuradas.
O Campeonato Nacional de Ciclocrosse será disputado no Clube de Tiro de Fervença (www.ctf.com.pt), em Gilmonde - Barcelos, complexo integrado na Quinta de Fervença que ocupa uma área que se estendem do sopé do Monte da Franqueira até às ruínas do histórico Castelo de Faria.
Na área do Clube de Tiro de Fervença será delineado o circuito que consagrará os Campeões Nacionais de Ciclocrosse, os primeiros títulos de ciclismo a atribuir em 2015, desde o escalão de cadetes até ao de veteranos (masculinos e femininos). 
O programa do Campeonato começará às 11 horas, com a corrida de masters e Promoção/Open (atletas federados na vertente de lazer - betetistas e cicloturistas - e não federados), iniciando-se às 14 horas a prova para atletas femininas (todas as categorias) e cadetes masculinos.
A prova-rainha, que juntará os atletas elite, sub-23 e juniores masculinos começará às 15 horas, estando a cerimónia protocolar e de entrega de prémios prevista para as 16h30.
A inscrição de atletas da vertente de competição deverá ser efetuada no site da Federação Portuguesa de Ciclismo (www.uvp-fpc.pt), enquanto as de atletas da vertente de lazer (betetistas e cicloturistas) e de não federados deverão ser formalizadas através do endereço de email da Associação de Ciclismo do Minho (geral@acm.pt).
Fonte: Recebido via Email

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...