segunda-feira, maio 09, 2011

A caminho de Vilarinho! (07e08/05/2011) - Rescaldo

Best Blogger Tips


Correndo o risco de apanharmos as mesmas condições climatéricas do ano passado (ver rescaldo do passeio de 2010), realizamos, mais uma vez, a nossa aventura até Vilarinho das Furnas. Este ano, além de mim, do Moleiro e do Panda, tivemos a companhia do Zé. O trajecto contemplava a ida até Vilarinho das Furnas no sábado e o regresso no domingo, percorrendo uma parte de território espanhol. E assim foi.

A tão temida chuva acompanhou-nos logo nos primeiros quilómetros, obrigando-nos a umas pequenas paragens para resguardo nas situações em que a carga de água era maior. Antes de Sto António de Mixões da Serra levamos com uma chuvada das grandes, para não variar :) Tal como no ano passado, Mixões da Serra foi local de troca de roupa encharcada e um pequeno reforço sólido e líquido.



Saímos de lá com a esperança de que o sol aparecesse mas a verdade é que quem nos acompanhou até Vilarinho foi a chuva. Não era muito forte, tinha momentos em que parava, mas esteve muito presente. O que ficava mais prejudicado eram as paisagens ... mas mesmo assim eram fantásticas.



Chegados à Pousada da Juventude, tomamos o merecido banho (este ano, devido à grande taxa de ocupação da pousada, ficamos em quartos duplos - e vale a pena o que se paga a mais), comemos qualquer coisa para aguentar até à hora de jantar e descansamos um pouco. Ainda deu para jogar um snooker com o Zé, coisa que já não me lembrava de fazer. Este ano aproveitamos bem o aquecimento dos quartos para secar a roupa molhada (sapatilhas e kispo e luvas). Depois de alguns estudos :) lá arranjamos uma estrutura artesanal que nos permitiu tirar o máximo proveito do aquecedor, sem estragar nada. Podem ver nas fotos :)

Quando chegou a hora de jantar percebemos que, tal como o ano passado, o serão iria ser animado. Estava lá um grupo de jovens adultos :) bem grande, de Lamego, que acompanhados de violas, acordeões, bombos, etc, animaram o pessoal com umas cantiguinhas e umas danças. Mas a noite não era para grandes festas, o domingo ia ser de pedalar, por isso, deitamos-nos cedo.



Domingo foi dia de acordar com a esperança de um dia menos molhado (de acordo com as leituras que havíamos realizado na net). Mas o panorama era outro :( Chuva!!!
Tomamos o pequeno almoço e arrancamos em direcção à magnífica Mata da Albergaria (quem não conhece, não pode perder. Por mim, estava lá todos os meses ... a pé, de bicicleta ... mas nunca de carro, como fazem os belos tugas domingueiros!).


(o Panda esqueceu-se de dobrar a perninha!)

Entramos, então, em território espanhol ... com muitos e variados trilhos (pedra, mata densa, estradões ...) até chegarmos a Lindoso.



Seguiu-se o almoço no restaurante "São Martinho" para encerrar os dois dias de aventura ... que ainda não tinha terminado, porque nos restava o regresso a Ponte da Barca. A meio da refeição, a chuva regressa como que a dizer: "eu já vos digo como é!!!!" :) Saímos todos equipados (e de barriguinha cheia) e bem regados (a chuva era miudinha mas molhava). Felizmente, foi acalmando e permitiu-nos chegar secos a casa.



Um fantástico fim-de-semana em BTT, sem lesões, nem furos!!! ... e apenas a bike do Moleiro deu alguns problemas nas mudanças ... muito provavelmente, devido a lama e outras porcarias que estavam acumuladas.

Estou desejoso que chegue o dia do Transminho 2011 ... eu gosto é destas aventuras!!!!

Para verem as fotos do passeio, cliquem numa das fotos acima, ou vão a:
https://picasaweb.google.com/barcabikerstt/110507e08VilarinhoDasFurnas

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...