domingo, março 18, 2012

Trilhos Maria da Fonte 8 - 17/03/2012 - Fotografias e Rescaldo

Best Blogger Tips
Mais um ano, mais um Maria da Fonte ... mais um rescaldo e respetivas fotografias.
Este ano, a crónica vai ser curta :)
Desta feita, apenas eu (Lula) e o Zé (Xula) marcamos presença neste passeio que sempre fez parte da agenda anual dos membros do Barca Bikers TT.
O Zé, tal como eu, gosta das partes técnicas em que somos obrigados a dar o máximo da nossa destreza física e mental, e tinha gostado muito do passeio de 2011. Após vermos anunciado no site do BTT Maria da Fonte que o passeio deste ano seria muito técnico ("...concluímos que este será tecnicamente um dos nossos passeios mais exigentes, com single track’s e descidas muito técnicas..."), estávamos muito expetantes com a edição de 2012. Pois bem, lamento informar-vos que ficamos um pouco desiludidos. As tais partes técnicas não estavam de acordo com o que esperávamos e aquilo que mais nos marcou foram os kms infindáveis de estradões, quer a subir, quer a descer. E os estradões, são o que eu mais "detesto" no BTT ... a seguir ao alcatrão :(
Os trilhos estavam "perfeitos" para os maratonistas, que gostam de pedalar desenfreadamente ... e saber o "tempo" que fizeram no passeio. Mas não vou aprofundar muito esta "história" dos "ciclistas de monte" ... pois já são muitas as crónicas em que faço referências a esta "estranha" espécie de ciclistas que participa em passeios e comporta-se como se estivesse em competição.

As críticas que fiz ao passeio do ano passado (que podem ser lidas aqui), mantêm-se, infelizmente:
  • "dorsais" espalhados por todo o trajeto ... os "atletas" não podem parar para apanha-los porque "podem ser ultrapassados" e, pior ainda, essa paragem "vai-lhes dar cabo do tempo final";
  • a organização "teima" em ter apenas 2 mangueiras para lavar mais de 700 bicicletas. Este ano, mudaram o sítio das lavagens e tinham um sistema todo sofisticado ... mas, na minha opinião, era preferível terem 10 mangueiras simples. Este ano nem lavamos as bikes ... fomos embora almoçar.
 
  • Mais uma vez, acho que o local onde o passeio terminou e a falta de animação do referido espaço, deixam muitas saudades a quem participou nas primeiras edições deste passeio;
  • E, finalmente, a pior das críticas que tenho a apresentar, e que "teima" em ser uma constante em grande parte dos passeios que se realizam hoje em dia: a falta de civismo, bom senso, e sei lá que outro nome dar, apresentada por muitos dos participantes. Por favor, todos vocês que vão trazendo mais pessoas para o mundo do BTT ... e ainda bem ... façam o favor de explicar-lhes que o BTT não é ir comprar uma bicicleta toda xpto e depois "andar" no monte como se "tudo fosse nosso". Mais uma vez, "fartei-me" de ter de "pedir licença" para passar nas subidas em que 99% optou por levar a "burra" à mão ... e olhavam para mim como se eu estivesse "armado em bom". Não custa nada deixar um espaço para aqueles que gostam de subir (sim, porque o BTT não é só rolar ... para isso temos as passadeiras dos ginásios"!). Ainda se se tratassem de trilhos "apertadinhos" ... mas não, as primeiras subidas, eram ridiculamente fáceis de fazer e até parecia que a organização tinha estado a terraplanar o terreno para facilitar a sua utilização. Só visto! Acabamos por encostar, deixar o pelotão esticar ... para depois então, podermos fazer a subida montados nas bikes. Sim, porque eu não paguei 15€ para andar a passear a bicicleta à mão!


    E nas descidas, mais do mesmo, inúmeros betetistas que teimam em gastar num só passeio as pastilhas que dariam para uma época inteira de BTT (por vezes, parecia que estava num casamento, tal era a fila infindável de viaturas que seguiam umas atrás das outras)... como se custasse muito, de vez em quando, "olhar pelo retrovisor" e deixar passar quem gosta de acelerar um pouco mais. Faço estas críticas com todo o direito e de consciência tranquila porque, quer a subir, quer a descer, respeito todos os que implementam ritmos superiores ao meu.
Tinha dito que a crónica seria curta e já estou a "esticar-me" :) ... por isso, fico por aqui.

Vejam as fotos e divirtam-se!!!
Quem estiver interessado em fotos com melhor resolução do que as que estão online é só pedirem para o email barcabikerstt@gmail.com.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...