terça-feira, junho 12, 2012

4º Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal - 24/06/2012

Best Blogger Tips



Venceslau Fernandes, Luís Teixeira e Rui Lavarinhas no Passeio Dia Um de Portugal - Conhecer Guimarães em Bicicleta

Venceslau Fernandes, Luís Teixeira e Rui Lavarinhas têm participação confirmada na iniciativa “Conhecer Guimarães em Bicicleta - Passeio Dia Um de Portugal”, a realizar no dia 24 de junho no âmbito da programação de “Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura”, juntando-se a Alves Barbosa, Delmino Pereira, Joaquim Andrade, Palatsi e às dezenas de participantes que já se inscreveram no passeio. A participação é gratuita, aberta a todos os interessados e as inscrições (limitadas) podem ser efetuadas em www.acm.pt.
Com a designação genérica “Conhecer Guimarães em Bicicleta” e tendo a alameda Alfredo Pimenta como centro das atividades, a iniciativa integrará a quarta edição do passeio “Dia Um de Portugal”, um encontro de Bicicletas Antigas, uma prova da Taça de Portugal de Trial Bike e um circuito de bicicletas para crianças.
Evento oficial de “Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura”, a iniciativa pretende incentivar a prática desportiva e assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de Junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".
Ao grande número de inscritos promovida pela Associação de Ciclismo do Minho, Tempo Livre e Guimarães 2012 juntaram-se agora Venceslau Fernandes, Luís Teixeira e Rui Lavarinhas.
(...)
O Passeio de Bicicleta "Dia Um de Portugal é de participação gratuita e aberto a todos os interessados, começando e terminando na alameda Alfredo Pimenta, depois de cumprido um percurso de cerca de 12,5 quilómetros, a efetuar em ritmo de passeio e de dificuldade baixa, procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.
A organização promoverá atividades de animação, sorteios de diversos prémios e oferecerá lembranças, assim como o seguro desportivo aos participantes que não o possuam.
O passeio “Dia Um de Portugal” será realizado na manhã do dia 24 de junho, coincidindo a partida com o início de um encontro de Bicicletas Antigas que culminará na Penha. Durante a tarde decorrerá a prova da Taça de Portugal de Trial Bike, uma disciplina do ciclismo em que o fator principal é o equilíbrio e controlo da bicicleta em situações extremas. O objetivo desta competição é passar com a bicicleta por um percurso difícil e com obstáculos sinalizados, situados dentro de “zonas controladas” (secções), sem se poder tocar no solo com nenhuma parte do corpo e da bicicleta (exceto com os pneus), e dentro de um tempo estabelecido. Os circuitos de bicicletas para crianças estarão disponíveis entre as 9 às 17h30.
A concentração para o Encontro de Bicicletas Antigas será no Parque das Hortas, pelas 9 horas, deslocando-se depois os participantes em direção à alameda Alfredo Pimenta para a partida conjunta (10h30) com o passeio Dia Um de Portugal, efetuando os dois grupos um percurso inicial comum.
Durante a tarde do dia 24 de junho decorrerá na alameda Alfredo Pimenta uma prova da Taça de Portugal de Trial Bike e estarão disponíveis circuitos de bicicletas para crianças (entre as 9 às 17h30).

Encontro de Bicicletas Antigas
Com início às 9h30 no Parque das Hortas, os participantes no Encontro de Bicicletas Antigas deslocar-se-ão em direção à alameda Alfredo Pimenta para a partida conjunta (10h30) com o passeio Dia Um de Portugal. Depois de um percurso inicial comum o Encontro de Bicicletas Antigas prosseguirá com um desfile pelo centro histórico de Guimarães (fotografias, abastecimento, entrega de lembranças e bênção das pasteleiras), almoço na Penha (13h30, no restaurante D. José) e atividades de animação e entrega de prémios (15 horas).
As inscrições para o Encontro de Bicicletas Antigas têm o custo de 5 euros (sem almoço), 15 euros (com almoço), 7,5 euros (menores até aos 10 anos) e de 15 euros (almoço para os acompanhantes), devendo ser efetuadas, até ao dia 18 de junho, em www.acm.pt.

Trial Bike e circuitos de bicicletas para crianças
Os melhores atletas nacionais de Trial Bike estarão em Guimarães na tarde do dia 24 de junho para, na alameda Alfredo Pimenta, disputarem uma prova da Taça de Portugal.
O Trial Bike é uma disciplina do ciclismo em que o fator principal é o equilíbrio e controlo da bicicleta em situações extremas. O objetivo desta competição é passar com a bicicleta por um percurso difícil e com obstáculos sinalizados, situados dentro de “zonas controladas” (secções), sem se poder tocar no solo com nenhuma parte do corpo e da bicicleta (exceto com os pneus), e dentro de um tempo estabelecido.
Em simultâneo, entre as 9 às 17h30, a alameda Alfredo Pimenta terá à disposição dos mais novos circuitos de bicicletas “RadicalPark by Specialized” de utilização gratuita.
Conhecer Guimarães em Bicicleta - Passeio Dia Um de Portugal, organizado pela Tempo Livre, Associação de Ciclismo do Minho e Guimarães 2012 tem o apoio das seguintes entidades: Federação Portuguesa de Ciclismo, Liberty Seguros, Specialized, RadicalPark, Sumol, Compal, Gelados Olá, Unicer, Cision, Hermotor - Ford, Reclamos Vitória, Arriva, FullSport, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Bike Zone - Guimarães, Bike Magazine e Ciclismo a Fundo.
O Encontro de Bicicletas Antigas conta também com a colaboração do Clube de Bicicletas Antigas de Cavalões, AVE, Turipenha, Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha, Animação Fernando Ribeiro, Histórico by Papaboa, Rolhas e Rótulos e Trinas.

Fonte: www.acm.pt (via email)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...