sábado, novembro 10, 2012

A história do BTT - Como tudo começou!

Best Blogger Tips

Fonte: http://www.pinkbike.com

O BTT surgiu no final dos anos 70, quando um grupo de jovens ciclistas começou a frequentar os trilhos das montanhas da Califórnia (EUA). Eram basicamente ciclistas de estrada, que começaram a procurar um novo estilo de ciclismo, uma alternativa às "magricelas" do asfalto. Os trilhos e estradas de terra, mesmo não permitindo grandes velocidades, acabaram por conquistar estes jovens ávidos por novas emoções.

Para Tom Ritchey, uma lenda do BTT, o responsável pela troca da "terra" pelo "asfalto" foi Jobst Brandt, sendo ele quem o inspirou e a outros, como o Gary Fisher. Fala-se que já tinham existido experiências anteriores (nas décadas de 40 e 50) de utilizar a bicicleta em trilhos, mas não tiveram a expressão e a explosão que ocorreu no final dos anos 70.

Como começaram?
Para poderem encarar os trilhos e aventurar-se monte abaixo, sendo que não existiam quadros apropriados, passaram a utilizar quadros de bicicletas cruiser (muitos da marca Schwinn). Então, bastou acrescentar alguns componentes (mudanças, pneus maiores e travões mais eficientes), para iniciarem o novo desporto que começava a surgir. Criaram-se assim, as formas básicas das bicicletas de montanha.

E a primeira competição?
Com o tempo, os grupos de praticantes de BTT foram aumentando e, aos poucos, as provas foram sendo organizadas. Uma das primeiras competições de BTT (de que se tem registo) foi o Repack Downhill, um tipo de downhill realizado ao fim de semana em Mount Tamalpais (ou Mt. Tam), na Califórnia. Estes fins de semana tornaram-se famosos e a prova passou a ser considerada a mola propulsora deste desporto, reunindo competidores que procuravam novos limites, desafiando as precárias bicicletas e a técnica da época. Dali saíram os futuros atletas que marcaram o BTT, como Ned Overend.

Quem são os "pais" do BTT?
Tom Ritchey e Gary Fisher foram, além dos primeiros a praticar, os que deram os primeiros passos para a comercialização do BTT. Tom Ritchey foi talvez quem mais contribuiu para o desenvolvimento de novos quadros e materiais para este desporto. Além de correr, construía e desenvolvia quadros e componentes artesanalmente (sendo ele o responsável pelo atual design dos quadros tipo diamante), ao lado de Gary Fischer que adaptou e desenvolveu vários componentes, como as mudanças. Ambos têm hoje as suas respetivas empresas, a Ritchey e a Fischer Bikes.

Como é que o BTT se desenvolveu?
Foi a união das potencialidades de cada um, juntamente com Charles Kelly (que comercializava as bicicletas e hoje é um dos principais historiadores deste desporto). Criaram a Mountain Biker, a primeira empresa a produzir, mesmo em escala reduzida, bicicletas destinadas diretamente para o novo desporto.

Mas o BTT deu o "grande salto" quando Mike Syniard, fundador e presidente da Specialized, apostou no novo desporto e na sua potencialidade. Comprou alguns quadros fabricados por Ritchey e enviou-os para o Japão, para serem copiados e produzidos em série. Cria-se então a StumpJumper, a primeira bicicleta de montanha de sucesso comercial e que mais tarde se tornaria um mito. A união de Ritchey com Syniard acabou por lançar este desporto de forma definitiva.

E a indústria do BTT?
No setor industrial, muitas empresas surgiram e desapareceram, mas certamente algumas deixaram a sua contribuição na elaboração de novos projetos. A capacidade de expansão e assimilação do setor determinaram um novo ritmo no ciclismo. A cada ano, inovações são anunciadas, levando as outras empresas a aperfeiçoarem cada vez mais os seus produtos. Isto leva-nos a um alto nível de qualidade, favorecendo tanto o consumidor, como os atletas que dependem de um bom desempenho do seu equipamento. Suspensões, travões hidráulicos, novos materiais como o titânio, são alguns dos exemplos do que este setor é capaz de produzir, revelando a força e a potencialidade do BTT no âmbito industrial.

E hoje?
Como desporto, o BTT tem cada vez mais adeptos, sendo praticado em quase todas as regiões do mundo. Nunca um desporto se espalhou tão rápido. Isto talvez se deva ao facto de aproximar as pessoas cada vez mais da natureza, do prazer e da adrenalina propiciada ao praticante, e de contribuir para a boa condição física dos praticantes. Várias competições são realizadas pelo mundo, elevando o nível técnico e despontando vários "pilotos", que hoje formam a elite competitiva deste desporto. E o BTT passou, a partir de 1996, a ser um desporto olímpico, estreando nos Jogos Olímpicos de Atlanta. Isto evidencia a importância que o BTT tem atualmente e, muito provavelmente, terá cada vez mais no futuro.

Depois de todas estas transformações, nota-se uma total consolidação deste desporto e da indústria no mundo do ciclismo, tendo um forte apoio, tanto das entidades públicas como privadas, e tendo um público que prestigia e fortalece cada vez mais este desporto.

Texto original:
"A história do mountain bike - como tudo começou", Fábio Satoshi
Fonte: http://www.webventure.com.br/


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...