domingo, maio 26, 2013

Rota do Bacalhau 2013 - 02/06/2013

Best Blogger Tips

A 4ª edição da Rota do Bacalhau, que se realiza este ano a 2 de Junho, tem um carácter muito especial: Contribuir para o lançamento da primeira pedra do novo edifício da Obra da Criança.

A Rota do Bacalhau é um evento solidário, iniciado em 2010, que surgiu tendo por base uma trilogia: uma ideia. um objectivo, uma maratona. A ideia foi implementada, o objectivo tem vindo a renovar-se continuamente - fruto da massiva adesão que ao longo dos anos não cessa de crescer, numa espectacular manifestação de solidariedade sem igual - a maratona cresceu, consolidou-se e é hoje uma referência a nível nacional.

Podemos, seguramente, falar de sucesso, de um sucesso muito especial, um sucesso partilhado. Partilhado com os milhares de participantes, com as centenas de voluntários que graciosamente dão o melhor de si, com as dezenas de patrocinadores que não regateiam esforços, nem meios, para garantir os recursos necessários à organização do evento e, particularmente, com os grandes beneficiários desta grande festa de BTT, as crianças da Obra da Criança.

No ano transacto o número de inscritos excedeu em 30% o número de participantes. Não puderam participar todos. Os recursos são, infelizmente, limitados. E mais não podemos exigir aos patrocinadores. A sua contribuição, ao longo de todos estes anos tem sido ciclópica.

O Rotary Club de Ílhavo sempre procurou organizar este evento numa perspectiva win-win, estabelecendo relações e assumindo compromissos onde todos sentissem que, de facto, estavam a ganhar com a sua participação nesta grande festa do BTT nacional. Num crescendo de esforço, a RB foi ganhando expressão, dimensão, em suma, institucionalizou-se. Embora sendo idealistas, não podemos perder o enfoque. Temos de ser realistas.

As projecções, fazendo fé no gratificante volume de inscrições já registado, permitem-nos perspectivar um número de inscrições que, se não ultrapassar, será igual ou muito próximo ao do ano passado, o que nos coloca num dilema. Crescer muito mais é incomportável. No entanto, responder às expectativas e às solicitações não só é aconselhável como desejável.

Neste equilíbrio, difícil, o novo edifício da Obra da Criança configura um contexto dimensional de especial relevância, o que nos obriga a um esforço adicional. Por ser a quarta edição (IIII), o número de participantes vai este ano ser excepcionalmente alargado para 1.111 (mil cento e onze). Estamos convictos que este esforço a mais será comportável e assimilável pelos patrocinadores.

Vamos, pois, em conjunto, em festa e harmonioso convívio, contribuir para a construção do novo edifício da Obra da Criança, proporcionando às crianças condições adequadas para o seu saudável desenvolvimento e integração social.

Sérgio Ribau Esteves
(Presidente do Rotary Club de Ílhavo)
Fonte: Recebido via Email

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...